Organização
Comissão Organizadora
Universidade de Coimbra
É doutorado em Geologia pela Universidade de Coimbra (1991), onde exerce funções como Professor Catedrático. No âmbito das atividades de investigação tem desenvolvido trabalho na área da radioatividade natural, com especial ênfase no gás radão. Integra o grupo de peritos do Artigo 37 do tratado EURATOM e é atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações, bem como Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.
Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Radioproteção e Dosimetria pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Especialista em Segurança Radiológica e Nuclear pela Organismo Internacional de Energia Atômica e graduado em Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela FTESM. É servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde 1984, lotado atualmente na Divisão de Aplicações Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento, fiscalização, proteção e segurança radiológica de instalações radiativas. Ex-presidente da FRALC - Federación de Radioproteción de América Latina y el Caribe (2013-2015) e atual Presidente da SBPR - Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica. Inspetor da Agência Internacional de Energia Atômica - IAEA para assuntos de licenciamento e proteção radiológica na América Latina, Caribe e África.
MSc em Engenharia Física Tecnológica, especialização em Proteção Radiológica pelo Instituto Superior Técnico. Chefe da Divisão de Planeamento e Proteção Ambiental, da Agência Portuguesa do Ambiente. No âmbito das atividades profissionais tem desenvolvido trabalho na área das exposições existentes, nomeadamente a elaboração e atualização do programa de monitorização da radioatividade no ambiente e do plano nacional para o radão (PNRn), entre outras, bem como atividades na área da avaliação de segurança radiológica das atividades industriais que envolvem a utilização de material radioativo natural (NORM). Presentemente assegura a função de Secretária da Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações.
Licenciada e Bacharelada em Matemática - FAFI - BH (1985). Iniciou os trabalhos com radiografia Industrial em 1986, como Supervisora de Proteção Radiologica em Radiografia Industrial . Atualmente é diretora da empresa Unicosmos Z&M Consultoria Ltda, exercendo a função de Consultora em Proteção Radiológica. Exerce também o cargo de Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (2022-2024).
Mestre em Engenharia Física Tecnológica – área de Proteção e Segurança Radiológica. Chefe da Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência, do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica da Agência Portuguesa do Ambiente. No âmbito das atividades profissionais desenvolveu trabalho em diferentes áreas da proteção e segurança radiológica sendo que nos últimos anos tem focado a sua atividade no planeamento e resposta a emergências radiológicas e nucleares. Representante nacional junto da IAEA, Comissão Europeia, NEA/OCDE, HERCA entre outros grupos no âmbito do planeamento e resposta a emergências radiológicas e nacionais.
Engenheiro (1989), pós-graduado em “Proteção Radiológica e Segurança Nuclear” pela Agência Internacional de Energia Atômica e pela Universidade de Buenos Aires (1994), Mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares (1998) pela UFPE. Também bacharel em Direito (2011) pela mais antiga (1827) faculdade de Direito do Brasil, a Faculdade de Direito do Recife, da UFPE. Trabalhou na antiga Nuclebrás na implantação da atual Fábrica do Combustível Nuclear -FCN/INB, no Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD e na área de Licenciamento e Controle de Instalações Radiativas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN. Atuou como membro da Comissão de Estudos da Norma “Diretrizes Básicas de Radioproteção” – Norma CNEN NN 3.01. Chefe do Serviço de Proteção Radiológica do Centro Regional de Ciências Nucleares – CRCN-NE/CNEN –Recife, PE.
Comissão Científica
Universidade de Coimbra
É Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo Diretor do Laboratório de Radioatividade Natural, entidade acreditada pela norma 17025 para um conjunto diversificado de ensaios analíticos para a medição de radioisótopos naturais. As atividades de investigação centram-se no âmbito da radioatividade natural, em particular nos fatores de controlo da geração, migração e transporte do gás radão. Tem mantido participação ativa no programa de remedição ambiental das antigas áreas de exploração de minérios radioativos.
É doutora em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987). É Pesquisadora da Comissão Nacional de Energia Nuclear e está vinculada ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), desenvolvendo trabalhos na Divisão de Dosimetria. Tem experiência em química, biofísica e instrumentação analítica e participa de projetos de pesquisa relacionados à avaliação da exposição radiológica ocupacional e de público, dosimetria interna e monitoração individual
Universidade de Coimbra
António Miguel Morgado é Professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, na área da instrumentação optoelectrónica e investigador no CIBIT, onde desenvolve a sua actividade científica na área da instrumentação para óptica biomédica.
Obteve o Grau de Doutor em Ciências (Biologia - Área de Concentração em Biociências Nucleares) pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1998. Atua profissionalmente como Tecnologista Sênior do Instituto de Radioproteção e Dosimetria, da Comissão Nacional de Energia Nuclear. É Responsável Técnico pelo Laboratório de Monitoração In Vivo do IRD e líder do Grupo de Pesquisa “Dosimetria Interna Ocupacional”.
Denise Levy possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Tecnologia Nuclear e especialização em Tecnologias Educacionais. Atua no mercado corporativo e institucional nas áreas de Capacitação Profissional e Educação Científica. Professora do programa de pós-graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e Universidade de São Paulo (IPEN/USP). Diretora de Comunicação Institucional da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), representante titular da SBPR na Rede de Comunicação Social do Setor Nuclear Brasileiro junto ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e coordenadora do comitê de comunicações da Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC).
Engenheiro Mecânico (1968) e Bacharel em Física (1977) pela UFPE. Mestre em Ciências e Tecnologia Nuclear (1981) pela UFPE. Doutor em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético (1990) pela COPPE/UFRJ. Especialização em Engenharia de Segurança e Trabalho (2002) pela UPE. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN) do DEN/UFPE desde 1969 e do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN) da CNEN desde 2002. Exerce atividades de pesquisa nas áreas de Dosimetria e Segurança de Reatores. Foi membro da Diretoria da ABEN por várias vezes e Tesoureiro da SBPR no período 2000/2002 e secretário no período 2004-2006. Atualmente é Pesquisador de Produtividae 1C do CNPq e Editor Chefe do periódico científico “Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)” editado pela SBPR.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
É Professor Coordenador com Agregação de imagem médica e radioterapia e Presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTESC- Polytechnic University of Coimbra). Desenvolve trabalho de investigação nas áreas da justificação e otimização em radiologia e proteção contra radiações ionizantes. É Chair do Ask Eurosafe Imaging da European Society of Radiology, membro do Radiation Protection Committee do CIRSE, Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe e Board Member da EURAMED, European Alliance for Medical Radiation Protection Research.
Licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Diretor do Departamento para Emergências e Proteção Radiológica da Agência Portuguesa do Ambiente. No âmbito das atividades profissionais tem desenvolvido trabalho na área da preparação e resposta a emergências radiológicas e nucleares e proteção radiológica. Presentemente assegura a função de Vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações e de delegado nacional à Assembleia Geral da International Radiation Protection Association.
É Assessor de Física Hospitalar do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é Especialista em Física Médica e Especialista em Proteção Radiológica, exerce funções como Responsável pela Proteção Radiológica e as suas atividades incluem a formação e treino em proteção radiológica dos profissionais de saúde, formação dos internos e foi orientador de estagiários de Física Hospitalar, é membro fundador da Comissão de Proteção Radiológica do CHUC. É membro do Conselho de Física Médica da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS). É Assistente convidado do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Colaborou como Diretor de curso, como formador e é/foi representante nacional em vários projetos regionais da IAEA. É/foi membro da direção da APFISMED e SPMN, coordenador da DFM-SPF, conselho fiscal da SPPCR e representante nacional na EFOMP (delegado, membro do PMC e European Examination Board).
Graduado em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Radioquímica - Technische Universitat Munchen (1983). Atualmente, é professor titular do Departamento de Química da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro e Vice-decano de Desenvolvimento do Centro Técnico Científico.
Possui Graduação em Física: Licenciatura e Bacharelado, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972); Mestrado em Ciência e Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1978); Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1989); Pesquisadora Sênior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN; Docente e orientadora do curso de pós-graduação daUniversidade de São Paulo; Experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Instrumentação para Medida e Controle de Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: dosimetria externa, termoluminescência, materiais dosimétricos, dosimetria clínica e proteção radiológica.
Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Instrumentação para Medida e Controle da Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: metrologia das radiações X, beta e gama, calibração de detectores de radiações, dosimetria de doses altas e materiais dosimétricos. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 2012.
É Professor na área de Telecomunicações, no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e Investigador do INESC-ID/INOV. Desenvolve atividade na área das comunicações móveis e sem fios
É Diretora do Serviço de Física Médica do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil em Coimbra. É professora catedrática convidada da Universidade de Coimbra e investigadora do INESC-Coimbra. Tem atuado como especialista em vários projetos da IAEA e como membro ativo da EFOMP e IOMP. É Membro do Painel de Avaliadores do Conselho de Acreditação Independente da IOMP e Editora Associada do European Journal of Medical Physics, Physica Medica. É auditora do Programa Europeu de Acreditação da OECI e membro do Group of Experts do Article 31 do tratado Euratom.
Pedro Vaz é Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa em Física das Altas Energias. É Investigador Coordenador do Instituto Superior Técnico (IST) da Universida de Lisboa. Exerce atividades de investigação, educação e treino nas áreas da Protecção Radiológica e Dosimetria, com especial interesse nas aplicações médicas das radiações ionizantes. Foi/é representante Português ou institucional em Comités da União Europeia (Grupo de Especialistas do Artigo 31 do Tratado EURATOM, Comité Consultivo CCE-FISSION), da AIEA (foi National Liaison Officer de Portugal), da OCDE/Agência para a Energia Nuclear e em plataformas de investigação (MELODI, EURADOS) da União Europeia. Desenvolve também actividade docente em áreas de Proteção Radiológica e Tecnologias Nucleares, sendo Coordenador do Mestrado em Proteção e Segurança Radiológica do IST.