V Congresso PCR-CPLP

Comissão Organizadora

Luís Figueiredo Neves (Presidente)

É doutorado em Geologia pela Universidade de Coimbra (1991), onde exerce funções como Professor Catedrático. No âmbito das atividades de investigação tem desenvolvido trabalho na área da radioactividade natural, com especial ênfase no gás radão. É actualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radições, bem como Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

José Marcus de Oliveira Godoy (Vice-Presidente)

Gradudo em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Radioquímica - Technische Universitat Munchen (1983). Atualmente é pesquisador senior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, membro do comitê executivo da União Internacional de Radioecologia, membro do corpo editorial do Journal of Environmental Radioactivity, membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Nucleares - CA-EN e professor assistente do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

João Oliveira Martins (Secretário Geral - Portugal)

Licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Chefe da Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência, da Agência Portuguesa do Ambiente. No âmbito das atividades profissionais tem desenvolvido trabalho na área da preparação e resposta a emergências radiológicas e nucleares. Representante nacional junto às Autoridades Competentes da Agência Internacional de Energia Atómica e da Comissão Europeia em matérias de emergências radiológicas e nucleares. Presentemente assegura a função de Vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações e de delegado nacional à Assembleia Geral da International Radiation Protection Association.

Alfredo Lopes Filho (Secretário Geral - Brasil)

Engenheiro (1989), pós-graduado em “Proteção Radiológica e Segurança Nuclear” pela Agência Internacional de Energia Atômica e pela Universidade de Buenos Aires (1994), Mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares (1998) pela UFPE. Também bacharel em Direito (2011) pela mais antiga (1827) faculdade de Direito do Brasil, a Faculdade de Direito do Recife, da UFPE. Trabalhou na antiga Nuclebrás na implantação da atual Fábrica do Combustível Nuclear -FCN/INB, no Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD e na área de Licenciamento e Controle de Instalações Radiativas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN. Atuou como membro da Comissão de Estudos da Norma “Diretrizes Básicas de Radioproteção” – Norma CNEN NN 3.01. Atualmente é Chefe do Serviço de Proteção Radiológica do Centro Regional de Ciências Nucleares – CRCN-NE/CNEN –Recife, PE.

Denise Levy (Secretária Executiva)

Doutora e Mestre em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN-USP e graduada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado. Especialização em Tecnologia Educacional, Docência, Planejamento e Gestão em EAD. Atuação nos mercados corporativo e institucional na área da Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase em projeto instrucional e planejamento de sistemas de gestão da informação, educação a distância, capacitação empresarial e formação continuada.