V Congresso PCR-CPLP

Comissão Científica

 

Bernardo Maranhão Dantas (Presidente)

Obteve o Grau de Doutor em Ciências (Biologia - Área de Concentração em Biociências Nucleares) pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1998. Atua profissionalmente como Tecnologista Sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação do Instituto de Radioproteção e Dosimetria, na Área de Biofísica das Radiações. É líder do Grupo de Pesquisa “Dosimetria Interna Ocupacional”, cadastrado no CNPq e certificado pela CNEN.

Alcides Pereira

É Professor Associado do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, do qual é atualmente Director.  Doutorou-se em Geologia em 1992, exercendo atividade de investigação no domínio da radioatividade natural.

Ana Letícia Almeida Dantas

É doutorada em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987). É Pesquisadora da Comissão Nacional de Energia Nuclear e está vinculada ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD). Tem experiência em química, biofísica e instrumentação analítica e participa de projetos de pesquisa com ênfase nos seguintes temas: avaliação da exposição radiológica ocupacional e de público, dosimetria interna e monitoração individual.

António Miguel Morgado

António Miguel Morgado é Professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, na área da instrumentação optoelectrónica e investigador no IBILI, onde desenvolve a sua actividade científica na área da instrumentação para imagiologia ocular.

Elvis Joacir de França

Concluiu o doutorado direto pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo em 2006. Atualmente é Pesquisador Associado do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, CRCN-NE, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, e Pesquisador Colaborador do Instituto Oceanográfico da USP. Está credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco como Docente Permanente para orientações de Mestrado e Doutorado. No CRCN-NE, é responsável pelo Serviço de Monitoração Ambiental, cuja capacidade de análise é ímpar com nove técnicas analíticas nucleares e não nucleares.

Fernando Andrade Lima

Engenheiro Mecânico (1968) e Bacharel em Física (1977) pela UFPE. Mestre em Ciências e Tecnologia Nuclear (1981) pela UFPE. Doutor em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético (1990) pela COPPE/UFRJ. Especialização em Engenharia de Segurança e Trabalho (2002) pela UPE. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN) do DEN/UFPE desde 1969 e do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN) da CNEN desde 2002. Exerce atividades de pesquisa nas áreas de Dosimetria e Segurança de Reatores. Foi membro da Diretoria da ABEN por várias vezes e Tesoureiro da SBPR no período 2000/2002 e secretário no período 2004-2006.

Graciano Paulo

É Professor Coordenador de imagem médica e radioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra ( (ESTESC-COIMBRA HEALTH SCHOOL). Desenvolve trabalho de investigação nas áreas da justificação e otimização em radiologia e proteção contra radiações ionizantes. É membro do  Radiation Protection Committee da  European Society of Radiology, membro do Radiation Protection Committee da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of europe e membro do Steering Committee do Eurosafe Imaging.

Helen Jamil Khoury

Possui bacharelado e licenciatura em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e doutorado em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Atualmente é professora titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco . Desenvolve pesquisas, ensino e atividades de extensão nas áreas de dosimetria e instrumentação nuclear, com ênfase em Aplicações Médicas das Radiações Ionizantes ( radiodiagnostico, medicina nuclear e radioterapia), metrologia das radiações ionizantes, detectores semicondutores e dosimetia termoluminescente e por Luminecência opticamente estimulada (OSL). Coordena atualmente o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do DEN-UFPE . Foi diretora de pesquisa da UFPE e Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR). Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Dosimetria de Estado Sólido.

José Wilson Vieira

Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado, em 1990), Mestrado (2001) e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Recife) e professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o Laboratório de Física Experimental. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Desenvolvimento de modelos de exposição usando fantomas antropomórficos, técnicas Monte Carlo aplicadas à Dosimetria Numérica das radiações ionizantes, processamento de imagens digitais, Proteção Radiológica e desenvolvimento de softwares educacionais. No IFPE coordena o Laboratório de Dosimetria Numérica.

Josilto Oliveira de Aquino

É Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Mestre em Radioproteção e Dosimetria pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (2003), Especialista em Segurança Radiológica e Nuclear pela Universidade de Buenos Aires e Organismo Internacional de Energia Atômica (1996) e graduado em Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1989). É servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde 1984, lotado atualmente na Divisão de Aplicações Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento, fiscalização, proteção e segurança radiológica de instalações radiativas. Presidente da FRALC - Federación de Radioproteción de América Latina y el Caribe (2013-2015), exerce também o cargo de Vice-presidente da SBPR - Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (2012-2014). Inspetor da Agência Internacional de Energia Atômica - IAEA para assuntos de licenciamento e proteção radiológica na América Latina, Caribe e África.

Leticia Lucente Campos Rodrigues

Possui Graduação em Física: Licenciatura e Bacharelado, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972); - Mestrado em Ciência e Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1978); - Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1989); - Contratada em cargo de comissão da Comissão Nacional de Energia Nuclear; - Docente do curso de pós-graduação da Universidade de São Paulo . - Experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Instrumentação para Medida e Controle de Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: dosimetria externa, termoluminescência, materiais dosimétricos, dosimetria clínica e proteção radiológica.

Linda Caldas

Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Física Nuclear pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Física Nuclear pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Instrumentação para Medida e Controle da Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: metrologia das radiações X, beta e gama, calibração de detectores de radiações, dosimetria de doses altas e materiais dosimétricos. Coordenadora do projeto INCT de Metrologia das Radiações em Medicina. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 2012.

Luís Correia

É Professor na área de Telecomunicações, no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e Investigador Coordenador do INOV-INESC.  Desenvolve atividade na área das comunicações móveis e sem fios.

Maria do Carmo Lopes

Doutorada em Física da Radiação, em 1991, pela Universidade de Coimbra. Desde Agosto de 1992 que se dedica à Física Médica, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOCFG, EPE), onde é Diretora do Serviço de Física Médica desde a sua criação, em Outubro de 2003. É Professora Associada convidada da Universidade de Aveiro e investigadora do INESC-Coimbra.

Maria Inês Calil Cury Guimarães

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos , Mestrado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (antigo IFQSC), e Doutorado em Tecnologia Nuclear Básica, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Universidade de São Paulo. Atua como Especialista em Proteção Radiológica da Universidade de São Paulo, principalmente nos seguintes temas: Cálculo de Dosimetria Interna em Medicina Nuclear, Proteção Radiológica e Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes. É responsável pela disciplina de Pós-Graduação: MDR5703 - Efeitos Biológicos das Radiações. Atua em ensino, pesquisa e orientação de alunos de Residência Multiprofissional em Física Médica, Aprimoramento, Mestrado e Doutorado. Foi elaboradora, professora e tutora do programa de Residência Multiprofissional em Física Médica do Centro de Medicina Nuclear, do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Pedro Vaz

Investigador do Instituto Superior Técnico, é Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa em Física das Altas Energias. Exerce atividade na área da Protecção Radiológica e Dosimetria.

Teógenes Augusto da Silva

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear - Programa de Engenharia Nuclear pela COPPE/UF (1996). Foi bolsista CNPq de doutorado sanduiche no National Institute of Standards and Technology, Gaithersburg/EUA de dezembro 1992 a junho 1995. Atualmente é pesquisador titular da Comissão Nacional de Energia Nuclear, docente do curso de pósgraduação do CDTN/CNEN e docente colaborador sem vínculo da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na área de Física Médica, com ênfase em Metrologia das Radiações, Proteção Radiológica, Dosimetria, atuando principalmente nos seguintes temas: calibração de dosímetros, radiodiagnóstico médico e odontológico, proteção radiológica, controle de qualidade e dosímetros.  É vice-coordenador do INCT Metrologia das Radiações em Medicina.